Tinha que acontecer: em algum momento, a “guerra de memes” sobre o impeachment sairia das redes sociais para existir também no mundo fora da internet. É o que está acontecendo agora com o trenzinho Carreta Furacão de Ribeirão Preto (SP), sucesso da web descrito pela repórter Paula Reverbel, da Folha, como “adultos com fantasias de segunda mão que fazem movimentos de parkour ao som de pagode”. Se você não conhece, vídeo ilustrativo aqui.
Aparentemente, a história começou quando o vlogger PC Siqueira, contrário ao impeachment, brincou com a contratação da Carreta Furacão para os protestos. O Movimento Brasil Livre, pró-impeachment, resolveu levar a coisa a sério e chamou Fofão, Capitão América e os outros astros do pagode made in Ribeirão para animar as manifestações deste domingo (17) na avenida Paulista.
“Carreta Furacão vai fazer show pró-impeachment”. Precisamos contra atacar distribuindo pizzas da bate papo caso o impeachment não passe
— Ciro Hamen (@cirohamen) 12 de abril de 2016
vc vê q as coisas estão nos eixos qdo vê pessoas instruídas seriamente engajadas num debate sobre a orientação ideológica da carreta furacão
— Ricardo Coimbra (@coimbraricardo) 13 de abril de 2016
Como era de esperar, o caso está –atenção para o glorioso clichê– GERANDO POLÊMICA. Nesta quarta (13), o criador do Fofão, o humorista Orival Pessini, vetou a presença do Fofão genérico da Carreta Furacão nos protestos. Ao que parece, Disney e Marvel ainda não se manifestaram.
Mas o melhor de tudo será a guerra de furacões, já que a Furacão 2000, organizadora de bailes funk no Rio, promete um ato contra o impeachment na cidade neste domingo. Se a BATALHA FINAL pelo Brasil for um duelo entre pagode e funk, temo que não sobre pedra sobre pedra.